Qual o tipo de letra mais acessível?

Não existe um tipo de letra melhor, contudo a escolha do tipo de letra na criação de um documento ou conteúdo gráfico não se limita ao seu aspeto visual.
Os "Tipos de letra simples e familiares são mais os mais fáceis de ler porque a mente já possui ou pode gerar rapidamente um modelo para as formas e padrões do texto" WebAIM. Tipos de letra desconhecidos ou complexos requerem um maior tempo de compreensão e esforço adicional para o leitor.
Os tipos de letra com serifa (traços decorativos ou prolongamentos nas extremidades de alguns tipos de letra) podem dificultar a leitura a pessoas com dislexia.
Devem ser evitados tipos de letra que não distinguem de forma clara e percetível os diferentes caracteres. Por exemplo, os que confundem o "í" maiúsculo com o "L" minúsculo ou o "O" com o zero.
Optamos pelo Verdana porque é um tipo de letra familiar, sem serifa, que permite um boa leitura e uma fácil distinção entre os carateres.
Existem tipos de letra desenvolvidos para criar uma leitura mais acessível a pessoas com dislexia: Dyslexie, Open Dyslexic, Lexia Readable e Sylexiad.
Aconselhamos a leitura da publicação "Conheça tipos de letras e fontes acessíveis para usar em seu projeto digital".